Enxertos Ósseos e gengivais


Gostaria de recuperar o que foi perdido?

Os enxertos ósseos e gengivais podem ser realizados tanto em dentes, como em implantes, para devolver a função e a estética do tecido perdido e também para prevenir alterações futuras. Enquanto a quantidade de pacientes com cárie diminui drasticamente no mundo, o número de pacientes com perda óssea ou retrações gengivais vem aumentando exponencialmente.

Os enxertos ósseos são empregados para recuperar o osso perdido. Normalmente um substituto ósseo (biomaterial) de ótima qualidade é utilizado, este apresenta comprovações científicas do seu uso por diversas décadas. Seu uso elimina a maior preocupação do paciente, que é ter que remover osso de uma outra região da boca ou do corpo e permite a realização de procedimentos menos invasivos para recuperação óssea.

Os enxertos gengivais têm o objetivo de tratar retrações de gengiva em dentes ou implantes, aumentar o volume da gengiva perdida e também solucionar alterações de cor presentes na gengiva. Esse enxerto pode ser removido do próprio paciente, com uma técnica rápida (em média 10 minutos) e minimamente invasiva onde uma proteção é colocada na região para permitir sua melhor cicatrização, ou podem ser utilizados substitutos gengivais que eliminam a necessidade de remoção do enxerto do próprio paciente.

© Fausto Frizzera. Todos os direitos reservados